“Ser sisudo não é sinal de competência,

é só sinal que se é sisudo”

Pedro Tochas

Pedro_Palestra_webSpeaker irreverente, Pedro Tochas é conhecido no meio empresarial pelo sucesso das suas Palestras Motivacionais, caracterizadas por estimular as pessoas a desenvolver novas formas de encararem os problemas, de comunicarem e a ultrapassar preconceitos.

O “Think out of the box” com muito humor e descontracção.

As suas Palestras são delineadas uma a uma, pois para Pedro Tochas o essencial é perceber a cultura das empresas e o que as faz mexer.

Na Imprensa:

Rir é o melhor remédio  (em formato PDF)
Artigo publicado em Julho de 2009 na revista EXAME

Riso e gargalhadas nas estratégias de endomarketing
Artigo publicado no dia 22 de Maio de 2008 no blog marketing, comunicação e marca

Bom humor aumenta a produtividade
Artigo publicado no dia 14 de Março de 2008 no Suplemento Emprego do Jornal Expresso

Testemunhos

“O Pedro Tochas é um hábil construtor de metáforas inspiradoras.
Com um humor muito inteligente e com uma notável energia, invoca as dinâmicas da organização, que apreende com uma extraordinária sensibilidade, e combina-as com experiências simples, divertidas, hilariantes, criando imagens fortes e inspirando comportamentos. Comunicar foi o desígnio que escolhemos para 2017.
Com o Pedro, tornou-se um desafio ainda mais entusiasmante…”
Sérgio Luciano
Director Geral
Quilaban

“Afinal os cómicos também podem ser profissionais! Com um curto briefing sobre a empresa, o Tochas captou quase instantaneamente a essência, a visão e os objectivos da companhia e, de uma forma cómica e inteligente, transmitiu tudo isso na sua palestra. Sem recorrer ao humor fácil e brejeiro, o Tochas conseguiu durante uma hora levar a plateia às lágrimas. Sem dúvida o melhor evento que a Carglass alguma vez teve! – Obrigado Pedro”

Jorge Muñoz Cardoso
Director Geral
Car Glass

“O Tochas tem um duplo dom: Junta uma enorme capacidade de ouvir com um incomparável talento para devolver as nossas verdades da forma mais divertida. O Tochas veste a nossa camisola, ri e celebra connosco as nossas derrotas e vitórias. Dá vontade de prolongar o dia, de fazer durar os momentos que no final nos tornam uma equipa mais forte e mais coesa. Aprender rindo é talvez a melhor forma de aprender! Recomendo e voltaria a repetir, se bem que já sei que não seria igual (e ainda bem!).”
Inês Correia
Head of Marketing & Sales CHC
Boehringer Ingelheim, Lda – Portugal

“Para a convenção de revendedores de gás de 2012 formulámos o convite ao Pedro para nos ajudar a “dar a volta” ao momento que vivemos actualmente, com as incertezas do mercado e os níveis de motivação diferentes dos habituais. Depois da primeira conversa com ele começámos a pensar que haveria a possibilidade de tudo correr ou muito bem ou muito mal. Arriscámos pois as referências que tínhamos eram muito positivas.
Aquilo que posso partilhar é que o Pedro fez uma apresentação totalmente disruptiva, em que o humor, a energia, os apontamentos inteligentes e sobretudo a mensagem muito positiva acabaram por ter um fortíssimo impacto em todos os presentes. Ninguém se irá esquecer de parar e “pescar uma vaca”.
A apresentação dele foi brilhante, cheia de ritmo, com muita energia e incorporou totalmente os objectivos que pretendíamos passar.
Espero que o Pedro tenha a oportunidade de apresentar esta sua palestra em muitas organizações, pois será uma forma de ajudar a operar algumas “revoluções”.
Obrigado Pedro. ”
Eduardo Fontes
Responsável de Comunicação
Departamento de Gás
BP Portugal SA

“Há vários anos que a Bacardi-Martini celebra o Natal em Março, Abril, ou mesmo Maio. Este ano, quebrámos a tradição, e resolvemos celebrar o Natal, no Natal. E assim foi, no passado dia 21 de Dezembro, na Terrazza Martini em Lisboa.
Por ter sido uma ano particularmente difícil em Portugal, achei que era importante não só celebrar o Natal com a família Bacardi-Martini, mas também passar mensagens positivas e energizantes para o ano que está a chegar. Foi aí que entrou o Pedro Tochas.
O Pedro Tochas é dos artistas mais inteligentes que alguma vez vi actuar, utilizando todos os músculos, expressões e sons para de uma forma POSITIVA, nos fazer pensar nas coisas que achamos ser menos boas, e transformá-las em oportunidades. A sua actuação é enérgica, co m um ritmo em que se torna viciante e difícil desviar a atenção, e mesmo na eventualidade de isso acontecer, ele tem a capacidade quase mágica de o tornar evidente para toda a audiência, e sem envergonhar ninguém, fazer uma piada.
O humor do Pedro é um humor fácil e inteligente. São histórias com as quais todos nós no identificamos, de coisas normais do dia-a-dia, relatadas com um pormenor, uma expressão física, energia e tanto entusiasmo, que se tornam inesquecíveis.
Foram momentos de intensas gargalhadas, com uma audiência desde Directores a Operadores de fábrica, passados em nossa casa e em família.
Muito obrigada Pedro. ADORÁMOS!
E eu, tenho a certeza que em 2012 vou pescar uma vaca.”
Filipa Cajarabille
Directora de Recursos Humanos
Bacardi-Martini Portugal

“Energizante, refrescante, com muita inteligência e humor bastante!
Foi assim a Palestra Motivacional por Pedro Tochas que, com uma mestria incontornável e um poder comunicacional insuperável, cativou uma audiência de 800 pessoas, feita sobretudo de professores.
Foi também ele professor, ensinando-nos com base nas suas aprendizagens, como gostar do que se faz, como fazer melhor e como estar melhor connosco e com os outros.
Só precisamos de ser bons alunos e fixar a matéria tão importante de que se fez esta aula para uma vida maior.
Ao Pedro Tochas um bem-haja pela arte, pela verdade e pela generosidade com que o fez!”
Marco Almeida
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra e
Vereador com o Pelouro da Educação

“Por ocasião do evento de entrega de prémios de mérito aos melhores vendedores do BES (1º Semestre de 2010), convidámos o Pedro Tochas para não só animar como convencer os comerciais a disseminar as suas melhores práticas.
Esse objectivo foi conseguido usando um sentido de humor fantástico em que o Pedro conseguiu passar entre outras as seguintes mensagens:
* A energia que cada um coloca na vida e em cada projecto, marca a diferença;
* Não sé é o 1º por acaso;
* Um cliente não se avalia pela sua imagem;
* A relação que se constrói com cada cliente, depende de detalhes;
Em síntese, ficámos a saber que é possível “pescar uma vaca”.”
Luís Santos
Director Marketing Particulares
BES

“Quando a agência que organizou o Encontro Anual da Unidade de Negócio das Especialidades da Galp Energia propôs o Pedro Tochas para proferir uma palestra sobre motivação pensei tratar-se de um equívoco. É que o programa de entretenimento para o jantar já estava escolhido! Porque era esta a imagem que eu tinha do Pedro: comediante, artista de rua, autor de anúncios publicitários.
Foi pois com surpresa que descobrimos esta “nova” faceta do Pedro Tochas: uma força comunicacional transbordante e uma capacidade única de prender o auditório, de pôr os participantes a rir com assuntos sérios, estimulando-os a desenvolverem novas formas de encarar os problemas, de comunicar e de ultrapassar preconceitos.
Apreciei particularmente a forma profissional como ele preparou a sua palestra, assistindo previamente às demais apresentações, de forma a adequar o seu discurso aos temas em debate. De realçar a perspicácia com que ele agarrou pequenos detalhes de negócios que desconhecia de todo e lhes conferiu uma dimensão lúdica mas actuante.
O riso contagiante desta magnífica hora de intervenção do Pedro Tochas mantém-se como eco do nosso Encontro de 2010, sem dúvida um dos momentos altos das várias reuniões em que a equipa já participou.”
António Sousa Nunes
Director da UN das Especialidades da Galp Energia

“Convidámos o Pedro Tochas para fazer uma palestra motivacional no Encontro Anual de colaboradores da MSC em Janeiro de 2009.
A intervenção do Pedro, pela sua irreverência e boa disposição, tornou-se no momento alto do nosso evento.
Soube dar uma grande lição aos sisudos, lembrando-lhes que na vida e no trabalho não são melhores só por serem sérios e mostrou como os bons princípios de gestão pessoal e profissional podem ser transmitidos com humor e criatividade.
Ainda hoje os nossos colaboradores falam da forma informal mas séria com que o Pedro abordou temas difíceis como a gestão de conflitos, o stress e as relações inter-pessoais. A onda de optimismo que o Pedro gerou perdura ainda hoje na empresa.
Foi um excelente orador, uma excelente palestra e certamente iremos contar o Pedro em futuras ocasiões.
A criatividade e o bom humor foram assimilados como essenciais na vida e no trabalho e essa assimilação foi a importância da mensagem do Pedro.
Obrigado.”
Carlos Vasconcelos
Administrador da MSC Portugal S.A.

“Para “retemperar” de dois dias intensos de trabalho, em que o novo projecto de reestruturação operacional de todas as Unidades de restauração foi o “prato forte”, nada melhor que uma “palestra” de um conceituado Consultor (Pedro Tochas). Foi fantástico pela surpresa (já todos se preparavam para mais uma intervenção “pesada”) pois, durante uma hora, com um humor fantástico todos se descontraíram para o jantar, sem deixar o Pedro Tochas de reforçar as ideias principais do 1º dia dos trabalhos. O Pedro assistiu, incógnito, aos trabalhos do 1º dia e fez uma excelente utilização do que viu para suportar a sua “palestra”.
Confirma-se que nas organizações a utilização do humor é uma excelente ferramenta de mudança de mentalidades e de reforço de competências.”
Pedro Jordão
Director Geral do Grupo Portugália Restauração

“Já era um fã incondicional do Pedro Tochas nos seus espectáculos de stand-up comedy. Para mim a grande surpresa foi o brilhantismo com que ele consegue ser, simultaneamente, desconcertante e altamente profissional.
Com o Pedro Tochas pude mesmo comprovar que para se ser competente não é preciso ser sisudo, basta ser… competente.”
Vitor Nunes
Administrador do Banco Mais

“Além do humor e dinâmica do próprio espectáculo muitos momentos da actuação foram construídos com base em mensagens comunicadas na sessão de trabalho. E esse foi um dos grandes valores acrescentados da actuação”.
João Moro
Director de Marketing da HP

“Uma das mais divertidas lições de gestão e motivação que já vi!”
Márcia Campos
Blogger

[/one_half]

“Nas sessões do Pedro tudo pode acontecer. Cães, vacas, histórias que vão do quotidiano ao paranormal e até há balões, muitos balões. Nos intervalos e com a perícia de um cirurgião talentoso, o tema da motivação é abordado com a objectividade de alguém que, apesar da sua juventude, possui a experiência de vida e sensibilidade que lhe permitem compreender o valor inerente à correcta gestão das emoções. Convidámos já por diversas vezes o Pedro para os nossos eventos e em cada uma das suas intervenções surpreende-nos sempre, demonstrando, como só ele sabe, uma enorme capacidade de passar de modo divertido mas muito assertivo as mensagens certas, naturalmente com um humor acutilante e elegante, casado na perfeição com a nossa história e com as nossas mensagens os nossos valores. Um discurso frontal, despretensioso e sempre divertido … porque como diz o Pedro “ser sisudo não é sinal de competência … é só sinal de ser sisudo …””
Pedro Oliveira
Presidente BP Portugal

“Em período de incertezas como é aquele que atravessamos nem sempre é fácil decidir a forma correta de motivar uma equipa. Encontrar o discurso com o equilíbrio certo e onde entre a boa disposição e assertividade é algo que procurávamos inserir na nossa comunicação de forma a criar um ambiente descontraído mas responsável na nossa convenção anual.Para tal convidámos o Pedro para o referido evento que realizámos em 12 de Janeiro último. Foi um risco que assumimos. Um estilo de comunicação pouco formal poderia de alguma desvalorizar no consciente dos nossos colaboradores a dificuldade dos reais desafios que enfrentamos.Cinco minutos apos o Pedro ter começado a sua intervenção e já todas as duvidas estavam dissipadas. A energia no discurso, o “ improviso” planeado que fazia realçar os pequenos detalhes fariam toda a diferença do evento. A ironia que realçava em todas as mensagens que nos propusemos passar à equipa davam-nos todas as garantias que tínhamos tomado a decisão certa.
O Pedro impressionou pela capacidade de cirurgicamente introduzir no seu discurso os pontos chave dos temas apresentados durante o trabalho; a sensação de quem o ouvia era que ele pertencia aos quadros da empresa desde sempre, todos se reviam nas caricaturas que o Pedro fazia e todos assimilavam as mensagens que ia transmitindo implícita ou explicitamente.
O resultado foi que, de uma forma alegre e enérgica, nos consciencializá-mos coletivamente do caminho que temos que percorrer e o Pedro foi a fórmula correta para o conseguir. Foi um carregar de baterias para todos, inclusive para mim.
Muito obrigado ao Pedro, ao seu humor, inteligência e energia.”
Carlos Teles
Managing Director
REXEL Portugal

“Muito recentemente organizámos um evento de ‘’team building’’ no BMW Group Portugal, e tivemos a ideia de convidar o Pedro Tochas a participar, através de uma palestra ao seu estilo, brincando mas ao mesmo tempo tocando em assuntos sérios.
Só posso dizer que ficámos extramente satisfeitos com o resultado obtido. O Pedro confirmou a ideia que tínhamos dele. Um grande profissional do humor, que prepara com muito detalhe os eventos com os seus clientes, quer através de briefings prévios, quer mesmo de uma observação prévia e cuidado do grupo, ou ainda através de documentos que de alguma forma o informem sobre o produto, a organização e a cultura da empresa.
A facilidade com que agarra os detalhes e brinca com eles, a boa disposição e alegria contagiante, as suas expressões corporais e as expressões verbais com que nos brinda, completam a imagem da sua marca, de um excelente profissional que ri e nos faz rir com coisas sérias. Afinal ‘’ser sisudo é mesmo só sinal de ser sisudo’’.
Aconselho-o vivamente a todas as organizações que necessitam de sorrir com os seus colaboradores, mas provavelmente ainda mais para aquelas que de alguma forma já o sabem ou tentam fazer.”
Helder Boavida
Managing Director
BMW Group Portugal

“Gostámos muito da sua actuação que conseguiu superar as nossas já elevadas expectativas. O feedback que temos recebido, quer de colegas quer de clientes tem sido fantástico.
É de realçar a capacidade de “energização” demonstrada e, um factor de extrema importância e mais valia, que foi o de conseguir integrar as mensagens que foram faladas durante as nossas apresentações na sua performance e ainda de ter “apanhado” características engraçadas de cada um.
Também verdadeiramente impressionante, a capacidade de improviso, conseguindo gerir as várias “interrupções” na sala (tipo chamadas telefónicas recebidas), interrompendo o raciocínio que estava a seguir, tornando essas interrupções em motivo de riso e depois conseguir retomar o mesmo raciocínio/história no ponto que tinha deixado.
A apresentação conseguiu também atingir os nossos objectivos principais que eram de motivar as pessoas de uma forma positiva e energética e realçar a sua importância para o futuro.
Está de Parabéns e concerteza que vamos falar e divulgar positivamente o Pedro, não a 8 mas a muitas pessoas.”
Cristina Machado
Marketing & Business Development Manager
LPG PT

“Para o último encontro dos quadros superiores em 2010, sob a temática das organizações positivas, saúde e bem-estar, convidámos o Pedro como orador. Depois de um dia de observação perspicaz das actividades do grupo, o Pedro conseguiu, com irreverência e bastante humor, abordar problemáticas determinantes para o sucesso das equipas e das organizações: a capacidade de resolução de problemas, a importância da formação ou estilos de liderança. Foi um excelente exercício de reflexão e de gestão da boa disposição no contexto organizacional a partir de simples rábulas do nosso quotidiano.”
António de Melo Pires
Director Executivo
Volkswagen Autoeuropa

“Convidámos o Pedro Tochas para uma reunião nacional com todos os nossos Gerentes e Franquiados e, após o briefing inicial, sabia que a sua palestra ia ser algo de muito positivo. Estava enganado! Tratou-se “do” momento daquela reunião. Porquê? Porque o Pedro Tochas é… o Pedro Tochas! Um profissional que comunica como poucos! Durante uma hora, o Pedro passou – através da sua peculiar forma de comunicar – as mensagens que queríamos passar, integrando-as totalmente com o que se passou durante o resto do dia, usando um humor contagiante. Foi impressionante a forma como pegou em pequenos pormenores transmitidos ao longo da reunião (assistiu a todo o evento, de forma despercebida) e os incluiu na sua apresentação, reforçando não só a mensagem, mas fazendo da mesma algo importante e, ao mesmo tempo, divertida.
Superou as expectativas de todos os presentes, em que muitos o viam como o “fulano da Frize” com algum jeito para a comédia, mas que revelou ser um grande profissional, atento ao seu cliente, adequando os pontos-chave do briefing ao evento e à sua palestra, não deixando ninguém indiferente.
Pedro, gostámos muito de te ter connosco e foi um grande prazer trabalhar contigo. Muito Obrigado!”
Paulo Jorge Duarte
Gestor de Formação
McDonald’s Portugal

“Quando olhamos para as pessoas e as julgamos pela sua aparência, estamos a ter juízos de valor, muitas vezes errados.
Olhando para o Pedro Tochas e não o conhecendo, pensamos que é um simples indivíduo que tem “jeito” para a comédia.
Porém, a verdade é bem diferente.
O Pedro Tochas é um excelente profissional, com capacidades enormes de motivação e de positivismo em tudo o que transmite.
Alex Carvalho, Director da Unidade Established Products dos Laboratórios Pfizer Inc, agradece fortemente o seu contributo, para que a nossa força de vendas esteja cada vez mais motivada e focalizada no trabalho que tem de desenvolver.
Obrigado.”
Alex Carvalho
Director da Unidade Established Products dos Laboratórios Pfizer Inc

“Uma hora de boa disposição numa linguagem de e para Vendedores.
Se podíamos fazer um evento de vendas sem o Pedro Tochas? Podíamos, mas não era a mesma coisa!”
Gabriel Morim
Responsável Vendas Directas Zon TV Cabo

“O sucesso das empresas está cada vez mais dependente da motivação dos seus colaboradores para fazerem a diferença em todas as acções do seu dia-a-dia.
A energia contagiante do Pedro Tochas aliada aos conteúdos das suas mensagens, contribuíram positivamente para motivar os nossos colaboradores.
Podemos qualificar o Pedro Tochas como um mensageiro diferenciado que comunica para as plateias de uma forma enérgica, incisiva e profissional.
A ERA recorreu, por mais do que uma vez, aos serviços deste comediante que não deixa ninguém indiferente e que é um verdadeiro vendedor de memórias.”
Miguel Poisson
Director Geral da ERA Portugal
Paulo Morgado
Administrador da ERA Portugal

“Na área da organização de eventos o Banco Mais recorreu aos serviços do Pedro Tochas para fazer uma palestra na nossa Convenção anual com os Parceiros do Banco.
Na fase pré evento o que mais retive, foi a sua capacidade de planeamento, imaginação e flexibilidade em adaptar o conceito da sua palestra ao público alvo do Banco.
No dia do evento, registei a sua enorme qualidade enquanto actor, a inteligência do seu humor, a capacidade de improvisação, a interactividade constante com o público e o conteúdo da sua mensagem.
Se estivéssemos a jogar à batalha Naval, esta nossa opção pelo Pedro Tochas, teria sido um tiro em cheio no porta-aviões.”
Fernando Roquette
Director Comercial do Banco Mais